Concentre-se em Seus Pontos Fortes
Pessoas fortes também têm grandes fraquezas. Não é possível ser forte em todas as áreas, mas se você quer obter resultados, ignore suas fraquezas. Tentar desenvolver seus pontos fracos é inútil e uma perda de tempo. Em vez disso, foque nos seus pontos fortes, pois apenas os pontos fortes geram resultados.
O primeiro passo é observar a si mesmo. Observe seu desempenho e seus resultados e encontre um padrão. Quais as coisas que você faz com facilidade e que parecem ser difíceis para as outras pessoas? As pessoas eficazes também ajudam as pessoas ao seu redor a se concentrarem em seus pontos fortes.
Gerencie Seu Tempo
Pessoas eficazes não começam com suas tarefas, elas começam com seu tempo. Elas mantêm um registro de como realmente gastaram seu tempo, pois a memória não é confiável. Quando você monitora seu tempo, pode identificar as tarefas improdutivas e eliminá-las.
A etapa final é consolidar seu tempo em grandes blocos. Trabalhar 4 horas seguidas é mais eficaz do que trabalhar 15 horas se essas 15 horas forem apenas a soma de 15 minutos aqui e 10 minutos ali.
Faça a Tarefa Mais Importante Primeiro
Pessoas eficazes se perguntam: “Qual é a única coisa que devo fazer agora?” e concentram todos seus esforços nessa tarefa. Elas estabelecem um ritmo lento e sempre reservam tempo extra para imprevistos, pois a maioria das pessoas subestima o tempo necessário para concluir uma tarefa.
Pessoas eficazes também são mestras em criar uma “lista do que parar de fazer”. Elas identificam e removem tarefas que não produzem mais resultados, pois decidir o que não deve fazer é mais importante do que decidir o que você deve fazer.
Concentre-se na Contribuição, Não no Esforço
Pessoas eficazes sempre se perguntam: “Como posso contribuir para melhorar significativamente os resultados?” Elas se concentram nos resultados, não no esforço. Não importa quão alto seja seu título, se você buscar fazer a diferença e focar nos resultados, você é um líder.
Por exemplo, ao contratar alguém para ajudá-lo, o foco deve estar no resultado que essa pessoa pode entregar, não em quanto esforço ela precisará fazer.
Tome Decisões Eficazes
Pessoas eficazes não tomam muitas decisões, elas se concentram nas mais importantes. Elas recuam, analisam o quadro geral e tomam uma decisão estratégica que automaticamente vale por 10 ou 15 pequenas decisões.
Além disso, elas não começam com fatos, mas com as opiniões e ideias dos outros. Isso lhes dá acesso a todas as alternativas possíveis e ajuda a escolher a melhor opção, além de ter um plano B caso a primeira escolha não funcione.
Ao seguir essas cinco estratégias, você poderá se tornar muito mais eficaz em seu trabalho e em sua vida pessoal. Concentre-se em seus pontos fortes, gerencie seu tempo de forma eficiente, priorize as tarefas mais importantes, foque nos resultados e tome decisões estratégicas. Essas são as chaves para mudar sua vida para sempre.
Essas sugestões podem ser exatamente o que você está procurando:
- Transforme sua Vida em 3 Dias com 6 Hábitos Estóicos
- Segredos Milionários na Bíblia para Aprender a Ganhar Dinheiro
- 13 Regras para Acelerar Seu Progresso na Vida
- A História de Lawrence Stroll: O Bilionário da Fórmula 1